quinta-feira, 2 de julho de 2015

Junho/15 - Acompanhamento de Carteira

Olá pessoal.

Hoje vou colocar o fechamento de junho e também vou aproveitar para mostrar minha carteira. Em posts futuros vou falar sobre o método que sigo e sobre meus critérios de escolha na alocação dos meus aportes. É o que explica o "disciplinado" do investidor aqui, rs.

Mas antes, já me explico: não me sinto confortável em postar valores. Vou postar percentuais. O motivo é aquele de sempre: não me sinto seguro, sabe-se lá quem está lendo e o que faria com esta informação. Quem sabe isto não muda no futuro. 


Carteira de Ações:




Minha carteira de ações é baseada em análise fundamentalista. Não sou trader (já fui), não fico especulando. As ações ocupam um espaço parecido entre elas na distribuição da minha carteira com o objetivo de diversificação e diminuição de seu risco global.


Carteira Completa:



Minha carteira completa mostra um viés conservador. Minha idéia inicial não era esta, mas com a presente situação do Brasil e com a taxa de juros bizarra que temos eu fui empurrado neste caminho. Está complicado uma carteira de ações balanceada bater a Selic ou LCI/LCA.

O que tenho no Tesouro Direto é 100% NTNB Principal 150519.

Tenho a idéia de colocar FII na minha carteira no futuro próximo. Os Fundos de Investimentos Imobiliários me atraem bastante. Estou estudando o mercado e lendo um livro bem interessante sobre o assunto ("Fundos Imobiliários: Investimento Inteligente em Imóveis").


Nota-se também que tenho um percentual considerável em conta corrente. Este dinheiro estava na poupança rendendo nada e foi transferido para a corretora. No dia em que fechei as contas ainda não o tinha aplicado. No próximo mês já aparecerá como LCA e Tesouro Direto. 

Não considero imóvel, carro, dinheiro em conta corrente do banco (não da corretora) ou plano de aposentadoria privada no meu controle de investimentos.


Rendimentos:




Pode ser notado que consegui recuperar um bom pedaço do tombo nas ações que tive mês passado. E olhando o histórico de rendimento, acho até que deveria repensar minha frase de que "Está complicado uma carteira de ações balanceada bater a Selic ou LCI/LCA". 

As LCI/LCA vão muito bem, são só alegria, pena que sumiram do mapa. Está difícil de achar LCI/LCA. Eu li um texto interessante no site do Valor Econômico que fala sobre isto (Clique aqui). 

O Tesouro Direto teve uma queda no rendimento devido à cobrança semestral Tesouro Direto (taxa BVMF). Sobre este assunto tem um post no blog Dividendos ("Títulos Públicos - Tesouro Direto").

No geral, o rendimento da carteira de 1,33% foi interessante. Positivo, acima de 1%, baixo esforço. baixo risco e tem tido alguma consistência. Como meus aportes continuam e meu rendimento continua, o crescimento do bolo continua.

Até breve.

10 comentários:

  1. Olá ID,

    Muito interessante a sua carteira de ações! Eu não gosto apenas da ITSA4, porque PN não é sócio, e da BBSE3, porque é estatal...

    Temos cinco empresas em comum, o que é um bom sinal.

    Abraços e bem-vindo à blogosfera financeira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi IL,

      muito obrigado pelo comentário no meu blog. Esse foi o primeiro comentário aqui. Agora sim eu sinto que existo na blogosfera financeira. Obrigado também pelas boas vindas.

      Estou de acordo, também penso que sócio é ON. Abri exceções para empresas gigantes do setor financeiro porque acho que dificilmente teria dores de cabeça com elas, o que me deixou mais tranquilo para optar por ações com mais liquidez (as PNs). Mas são só BBDC4 e ITSA4.

      BBSE3 foi uma escolha mais complicada justamente porque também não gosto de estatal. Mas acabou que ela foi escolhida e entrou assim mesmo devido aos meus critérios de fundamentos que a mostraram melhor que a PSSA. Vamos ver o que acontece.

      Obrigado pela visita. Abraços.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Bem vindo a Blogosfera, já está na jornada de acumulo de patrimônio a quantos anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está adicionado no meu Blogroll.

      Excluir
    2. Oi Surfista. Já estou na jornada de acúmulo de patrimônio desde 2005. Comecei com trades. Depois resolvi comprar imóvel e isso me fez parar com os trades, pois sugou meu dinheiro. Voltei em setembro de 2014 com Tesouro Direto e comecei a montar minha carteira de ações em dezembro de 2014.

      A pausa para mexer com imóvel me mostrou que não quero mexer diretamente mais com isso (agora só FII). Muito dinheiro alocado, pouca diversificação (não sou rico, rs), retorno pífio (retorno em aluguel por volta de 0.4% do valor investido), gastos que aparecem na vacância e reformas, encheção de saco infinita com inquilino. Isso vai dar um post no futuro, rs.

      Obrigado pela visita. Abraço.

      Excluir