quarta-feira, 3 de maio de 2017

Abril/17 - Acompanhamento de Carteira

Oi Pessoal.

Mais um mês fazendo aporte e caminhando em direção à Independência Financeira. Estou seguindo minha meta de investimentos para este ano e está tudo correndo muito bem, obrigado!



Como maiores destaques, neste mês reforcei minha carteira de Tesouro Direto e comprei um FII novo para minha carteira. Os detalhes sobre as compras estão no meu post de compras (clique aqui). Então vamos ao acompanhamento de carteira!


Carteira


Minha carteira de ações teve compras de WEGE3, ABEV3 e CIEL3. Seguindo meu rodízio, pulei TOTS3, pois não achei que seus fundamentos estavam merecendo mais dinheiro investido (ou seja, levou o famoso cartão amarelo). Aumentei o número de ações, mas a composição da carteira permanece assim:


Minha carteira de FIIs tem uma nova integrante: MFII11. Já possuo 11 FIIs diferentes, chegando em um número que considero bom para diversificação. Pretendo chegar a no mínimo 12 FIIs . A carteira agora é esta:


Comprei mais Tesouro Direto para aumentar minha carteira conservadora. Minhas compras em renda variável e renda fixa com baixa liquidez me obrigaram a comprar um pouco mais de TD. Comprei mais Tesouro IPCA+ 2024 (NTNB Princ). A carteira permanece com a composição padrão:


Minha carteira de renda fixa teve mais um aporte de LC AVISTA 119% CDI. Era o que tinha disponível que mais me agradou. A carteira está assim:
 

Rendimentos


Meus rendimentos foram os seguintes:


A diversificação é esta:


Puxado por um aporte caprichado, minha carteira evoluiu impressionantes 6,31%. A carteira está crescendo e estou na expectativa daquele tão falado "efeito bola de neve" de crescimento. Um dia vem... Graficamente, a evolução é esta:


Conclusões


Neste mês fiquei bem satisfeito com minha carteira de ações. Subiu 2,5%, mais que o Ibovespa (que subiu 0,65% - fonte). Passei muito perto de aumentar minha diversificação: quase comprei KROT3 e RADL3. Não comprei porque ainda não estou certo que quero aumentar o número de ações e porque me assustei um pouco com o P/L da RADL3. Achei até um post bastante interessante sobre o assunto no site do Bastter chamado "RADL e o P/L" (link para o post - clique aqui). Ainda estou pensando. Talvez neste mês faça estas compras.

Minha carteira de FIIs andou para trás 1,03%. Contudo, sigo comprando e aumentando minha renda passiva (meu objetivo aqui). Minha renda passiva de FIIs aumentou 4,6% neste mês.

A carteira de TDs se desvalorizou  0,41%. Vou carregar até o vencimento, então não tem grande relevância esta flutuação.

A carteira de renda fixa subiu 0,82%. Segue rendendo em um patamar razoável. Saudades dos tempos em que rendia mais de 1%. 

Minha evolução está muito boa este ano. Estou acima da minha linha de referência para alcançar a meta anual. Consegui fazer aportes e ter rendimentos que me permitem ter tranquilidade para alcançar meus objetivos. Sigo em frente!

Neste mês fiquei no dilema: "comprar uma ação (RADL3) com P/L 49,50 é um absurdo" versus "RADL3 sempre foi alto e não isto faz diferença". O que você acha sobre isto? O P/L o impede de fazer compras?

Abraço e bom mês de maio!
 

6 comentários:

  1. Recomendo que leia o livro do "Ações comuns e lucro extraordinários do PHIlIP Fisher.".

    Valuation: Asha damodaran
    O jeito Peter lynch de investir: Peter Lynch



    Investidor inteligente: Benjamin Graham

    Warrer Buffet em analises de Balanços


    Todos estes investidores dizem que PL importa. A matemática também corrobora com esta tese.

    Só que PL puro não serve para nada! aqui mora erro do investidor amador.

    Como usar o PL corretamente?

    Primeiro você tem de prestar atenção no market share da empresa.

    Uma empresa que possua uma grande fatia do mercado 30% para + de market share negocias por PL de 50 + as chances de levar ferros são grandes.

    Uma porque esta empresa não vai monopolizar mercado inteiro, outra porque as margens tendem ficar comprometidas conforme complexidade das operações.

    Por ultimo a taxa de crescimento da empresa tende diminuir com passar do tempo.

    EX Recentes de empresas de crescimentos vendidas por múltiplos caros que estão crescendo em taxas mais lentas que anteriormente.

    Então PL para empresa small caps de crescimento não serve para nada, mas quando esta empresa passar ser um midi cap ou large cap tem de ficar esperto porque o ferro pode ser grande.


    Outra que PL trata de lucro passado! tem de usar o crescimento futuro para formula ficar mais apresentável.

    Procure pelo indicador peg ratio!
    http://www.investopedia.com/terms/p/pegratio.asp

    PEG Ratio se trata de uma formula usada por Peter Lynch um dos maiores gestores de fundos de wall street.

    Preço Lucro ( / ) Taxa de crescimento de seus ganhos.

    Métrica de Lynch


    Resultado acima de 2 = Ação cara

    Resultado de 1 = Preço justo

    Resultado de 0,50 = Pepita de ouro


    Resumo: PL isolado não serve para nada!

    Segundo fator: comprar crescimento tem riscos mais elevados quando estes lucro não se materializarem.

    Grandes gestores de fundos vem trabalhando há tempos com modelos de fluxo de caixa descontado que embutem crescimento futuro da empresa OBS Este gestores são responsáveis pelo preço da ação.

    Adivinha o que acontece quando empresa para de crescer? Adiante você esta comprando ela no topo, Exato leva ferro.

    Cielo é um exemplo recente desta métrica, chegou em seu ápice a custar 46 reais, lembro bem todos gestores de fundos comprando a rodo projetando crescimento de lucro + 20 a.a , bastou as taxas de crescimento ficarem estáveis para mercado sentar a lenha na empresa.

    Outra que faz 4 anos que não anda é a ambev , pelo tamanho da operação da empresa não pode se considerada empresa de crescimento já que possui + de 60 do market share nacional.


    O ideal para empresa de crescimento é comprar ela enquanto ainda small cap, como tudo na vida quem chega no final festa paga conta recebendo menor fatia do bolo.

    Ainda nem comentar diversos estudos provando que ações de PL mais baixo foram mais lucrativas em um período longo 30 anos para mais.

    Cuidado com a seita bastterina! Quando mais estudamos mercado mais se afastamos de certo dogmas propagados no mercado.

    A opinião não é minha, todo bilionários ou investidores bem sucedido do mercado em geral vai lhe dizer o mesmo.

    O dia que alguém lá do bastter entrar na Forbes eu mudo de opinião KKKK Até lá prefiro ficar com os caras que vem ganhando muito dinheiro nesse mercado.

    No bastter vão vir argumento da ambev: Quando sabemos que PL para empresa pequena não serve para nada .

    O market share da ambev nos anos 2000 era desprezível.

    Este analista aqui fez alguns cálculos: Com crescimento de 30% a.a, sabemos que quanto mais cresce mais difícil fica para crescer.

    Tire suas próprias conclusões:
    https://www.youtube.com/watch?v=zMdikN3Hn_M&t=745s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 7 Meses depois do ultimo vídeo.

      https://www.youtube.com/watch?v=aPYFBAC_i-E&t=435s

      Excluir
    2. Oi Mestre.

      Excelente comentário!!! Muito bom mesmo!

      Dos livros que citou já li o Investidor inteligente (Benjamin Graham). Já anotei os nomes dos outros para a minha lista de livros futuros. Já os tinha visto, mas nunca os li.

      Eu também acho que preço importa. Não deve ser desconsiderado. Vou ler mais sobre isto e sobre o PEG Ratio (obrigado pela info, não conhecia este ratio).

      Obrigado pelos vídeos. Ainda não os tinha visto, apesar de estar inscrito no canal onde eles vieram. Gosto muito deste canal (alguns vídeos dele deveriam ser mais curtos).

      Obrigado por compartilhar aqui seu conhecimento!

      Abraço!

      Excluir